De onde vem a SABEDORIA?






De onde vem a Sabedoria? Jó 28:23-28

"Só Deus conhece o caminho para a sabedoria, sabe exatamente onde pode ser encontrada; Ele sabe o lugar exato de cada coisa na terra, Ele vê tudo debaixo do céu; Ele atribuiu a força dos ventos e estabeleceu a medida das águas; Estabeleceu leis para a chuva, trovões e relâmpagos; Mas, depois, concentrou-se na sabedoria, certificou-se de que tudo estava estabelecido; Então, dirigiu-se aos homens, disse: AQUI ESTÁ! O TEMOR DO SENHOR É A SABEDORIA, E AFASTAR-SE DO MAL É TER ENTENDIMENTO."

O temor de Deus e a reverência por Ele são fundamentais no relacionamento do crente com Deus.

Em Provérbios 1:7 "O temor do Senhor é o princípio da ciência; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."

O temor do Senhor é o princípio ou parte mais importante do saber. Aquele que deseja alcançar a sabedoria deve começar adorando ao Senhor e obedecendo-lhe. Trata-se de um princípio racional; afinal, nada mais lógico do que a criatura confiar em seu Criador. A irracionalidade está em praticar o oposto, isto é, em rejeitar a palavra de Deus e viver confiando nas intuições humanas.

A sabedoria da vida, portanto, reside em se arrepender do pecado, confiar em Jesus Cristo como Senhor e Salvador e viver uma vida íntegra e consagrada a Deus.

Os Loucos, porém, desprezam a sabedoria e o ensino.

Ao contrário do sábio que se esforça para ouvir e aprender, o louco ou insensato é aquele que não ouve ninguém. Intratável e vaidoso, só aprende - quando aprende - do modo mais difícil.

O temor do Senhor nos torna cuidadosos e alertas para não ofendermos nosso Deus Santo. Sem esse fundamento, não existe sabedoria genuína e nenhuma experiencia salvífica resistirá às provas do tempo e da tentação.

O real temor de Deus e a real sabedoria, fazem o crente abster-se do mal e produzem a "Consolação do Espírito Santo" (Atos 9:31 "Depois disso a perseguição foi amenizada, e a igreja caminhou em paz por um tempo. Por todo o país - Judeia, Samaria, Galileia - foi constatado seu crescimento. Tudo era permeado por um profundo sentimento de temor a Deus. O Espírito Santo estava com eles e os fortalecia. Eles cresciam maravilhosamente.").

Temer a Deus e continuar em pecado é uma impossibilidade moral. A pessoa que apregoa a majestade de Deus e sua oposição ao mal será notada por seu esforço sincero, decisivo e total de separar-se do pecado.

A sabedoria e o entendimento estão escondidos dos olhos de todo vivente. O abismo e a morte apenas ouviram falar dela. Deus, o Criador da natureza, é a origem da sabedoria, pois o Senhor lhe entende o caminho e sabe o seu lugar. Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é o entendimento.

A.L.M.
Motivado por Jesus

Nenhum comentário: