NOVO NASCIMENTO JOÃO 3:3


NOVO NASCIMENTO JOÃO 3:3



Havia em Jerusalém um um Fariseu muito importante chamado Nicodemos, este era um dos principais dos judeus, um homem diferente dos demais que professavam crer no Senhor, Nicodemos era conhecido como um dos mestres entre seu povo, talvez ele procura Jesus em busca de instrução para que pudesse voltar aos judeus com esse aprendizado extra.

Esteja Acompanhado da bíblia neste momento pois vamos tentar passar um estudo versículo por versículo.

3:2 A Bíblia não nos conta por que Nicodemos foi ter com Jesus. A explicação mais óbvia é que ficaria com vergonha de ser visto com Jesus, visto que o Senhor não fora aceito pela maioria do povo Judeu, entretanto ele foi ter com Jesus. Nicodemos reconheceu que o Senhor era um Mestre enviado por Deus, já que ninguém poderia efetuar tantos milagres sem a ajuda direta de Deus. Apesar de toda sua educação, Nicodemos não reconheceu o Senhor como Deus manifesto em carne. Ele era como muitos dos nossos dias, que dizem que Jesus foi um grande homem, um professor maravilhoso, um exemplo por excelência. Todas essas afirmações ficam aquém da verdade completa. Jesus Era e É Deus.

3:3 À primeira vista, a resposta do Senhor Jesus não parece ter relação com o que Nicodemos acabara de falar. O Senhor disse: "Nicodemos, você veio a mim à procura de ensino, mas o que você realmente precisa é nascer de novo. Esse é o ponto de partida. Você precisa nascer de cima. Caso contrário, você nunca poderá ver o reino de Deus".

O Senhor introduziu essas palavras maravilhosas com a expressão: Em verdade, em verdade (literalmente Amém, Amém). Essas palavras alertam o fato de que uma verdade importante será pronunciada.

Por ser judeu Nicodemos estava à espera da vinda do Messias para libertar Israel do poder romano.

O Império Romano estava no controle do mundo daquela época, e os judeus estavam sujeitos às suas leis e ao seu governo. Nicodemos ansiava pela época em que o Messias estabeleceria seu reino na terra, quando o povo judeu seria chefe entre as nações e quando todos os seu inimigos seriam destruídos. Agora o Senhor avisa a Nicodemos de que, para poder entrar neste reino, uma pessoa precisa nascer de novo. Assim como o primeiro nascimento é necessário para ter uma vida física, do mesmo modo o segundo nascimento é necessário para a vida divina. Em outras palavras só pode entrar no reino de Cristo os que tiverem a vida transformada. Visto que seu reino será justo, seus súditos devem ser justos também. Ele não poderia reinar sobre as pessoas que continuassem em seus pecados.

3:4 Novamente vemos quão difícil era para os homens entenderem as palavras do Senhor Jesus. Nicodemos insistiu no significado literal. Ele não conseguiu entender como um adulto poderia nascer de novo. Ele ficou a imaginar sobre a possibilidade física de um homem entrar no ventre materno para poder nascer.
Nicodemos ilustra bem como "o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não para entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" (1Co 2:14)

3:4 Jesus explicou a Nicodemos  que ele deveria nascer  da água e do Espírito. Caso contrário ele jamais poderia entrar no reino de Deus.
O que Jesus quis dizer? Muitos insistem em que o significado de água é literal e que o Senhor Jesus falou da necessidade de batismo para a salvação. Entretanto, tal ensinamento é contrário à Bíblia. Através da palavra de Deus, lemos que a salvação é somente pela fé no Senhor Jesus Cristo, batismo é para os que já são salvos e não um meio de salvação.

Alguns sugerem que a água messe versículo se refere à palavra de Deus. Em Efésio 5:25-26, a água está intimamente associada com a palavra de Deus. Também em 1Pedro 1:23 e Tiago 1:18 registram que o novo nascimento ocorre por meio da palavra de Deus. Portanto, é bem possível que a água nesse versículo se refira à Bíblia. Sabemos que não ha salvação sem as Escrituras. O pecador deve se apropriar da mensagem contida na palavra de Deus antes que possa haver um novo nascimento. 
Mas a água também se refere ao Espírito Santo. Em João 7:38-39, o Senhor Jesus falou acerca de rios de água viva, e sabemos com certeza que quando Ele usou a palavra água referia-se ao Espírito Santo. Se água representa o Espírito Santo no capítulo 7, por que não pode ter o mesmo sentido no capítulo 3?

Todavia é preciso ter um nascimento espiritual se quisermos entrar no reino de Deus. Esse nascimento espiritual é produzido pelo Espirito Santo de Deus quando uma pessoa crê no Senhor Jesus Cristo. Essa interpretação é sustentada pela expressão "nascido do Espírito" que aparece duas vezes nos versículos seguintes (v. 6,8).

3:8 O Senhor, como muitas vezes fazia, usou a natureza para ilustrar uma verdade espiritual. Ele fez Nicodemos lembrar-se de que o vento sopra onde quer e uma pessoa pode ouvir a sua voz, mas não pode saber donde vem, nem para onde vai. O novo nascimento é parecido com o vento. Em primeiro lugar, acontece de acordo com a vontade de Deus. Não é um poder sobre o qual o homem tem controle. Em segundo lugar, o novo nascimento é invisível. Você não vê o nascimento acontecer, mas pode ver seus resultados na vida da pessoa. Quando uma pessoa é salva, ocorre uma mudança. As coisas más, que antes amava, agora ela as odeia. As coisas de Deus que antes desprezava, são as que ela ama agora. Do mesmo modo que não podemos compreender o vento, assim é a obra milagrosa do Espírito de Deus, a qual o homem não é capaz de compreender na sua totalidade. Além do mais, o novo nascimento, como o vento, é imprevisível. É impossível afirmar quando e onde ocorrerá.

Blog Pr. Luiz Lopes: TEMA: - A CRUZ DE CRISTO - Gálatas cap. 6v.14 -  1...:


Então caros colegas e leitores, não sei quando ocorrerá essa mudança em vós, mas se caso vocês buscam entrar no reino de Deus, fica a dica.

Nenhum comentário: